O blog Kanimambo "nasceu" para divulgar e promover a obra "Kanimambo" da minha autoria.

sábado, 25 de abril de 2009

Kanimambo - O 25 de Abril de 1974

O dia 25 de Abril é uma data marcante. Comemora-se o Dia da Liberdade, a Revolução dos Cravos que libertou Portugal do jugo de um regime ditatorial...mas não foi só isso que significou esta data.
Naquela madrugada marcaram-se - para o bem e para o mal - os destinos de muitas vidas...não só deste pedaço de terra à beira mar plantado mas de muitos outros pedaços de terra que outrora também se chamaram Portugal.
O "Kanimambo" também fala desta revolução. Aliás, ela marca um ponto de viragem na vida dos personagens deste livro e não resisti por isso a escrever esta mensagem, assim como não resisto a deixar-vos aqui um pedacinho do livro que introduz este tema...


"Quando ouviram pela rádio que a revolução rebentara em Portugal, José Passop e o filho estavam, com alguns amigos, à pesca embrenhados no mato, junto ao mar, a mais de 80 quilómetros do Xai Xai. Na altura os amigos comentaram que o mundo, como o haviam conhecido até então, acabara definitivamente. Mais tarde ou mais cedo, as consequências dessa revolução que estalava agora a milhares de quilómetros deles, iria irremediavelmente ter repercussões nas suas vidas."
in Kanimambo
Tânia Jorge

1 comentário:

  1. Uma data marcante... de tal forma que uns comemoram e outros desejam esquecer!
    Eu prefiro não comemorar embora não esqueça...
    Abraço,

    Jaime Luis Gabão

    ResponderEliminar